No mundo atual onde tudo gira entorno de tecnologia, ouvimos sempre falar de criptografia e que nossos dados estão seguros pois estão criptografados, mas você sabe o que realmente é criptografia ?

Criptografia é a técnica de codificar e decodificar mensagens/dados para protegê-las de terceiros que não possuem autorização para vê-lo. Um exemplo simples para se entender o que é a criptografia é a língua do P, aquela brincadeira de criança, onde você utiliza a letra P em frente de cada sílaba, quando faz isso, você está criptografando a mensagem com o segredo de colocar uma letra na frente de cada sílaba, e somente quem entende o segredo pode decodificar a mensagem para compreendê-la.

Bom, se você conseguiu entender um pouquinho do que significa criptografia, é bom que entenda também que existem diferentes tipos dela, que servem para diferentes coisas. E esses, são alguns exemplos dessas diferenças:

Criptografia simétrica

A criptografia simétrica é aquele tipo onde é usada a mesma chave criptográficas, então quem envia a mensagem e quem recebe possuem a chave criptográfica, um uso comum dessa técnica é em mensagens de guerra, para que as táticas de guerra fiquem desconhecidas mesmo se o inimigo interceptar a mensagem.

Criptografia assimétrica

Diferente da criptografia simétrica, a assimétrica usa duas chaves criptográficas, uma chave pública, que é usada para criptografar e para decodificar a mensagem da chave privada. Um exemplo de onde esse tipo é usado é no whatsapp, quando o usuário “A” envia uma mensagem, ela é criptografada e enviada para os servidores do whatsapp, e apenas o usuário receptor possui a chave para descriptografar a mensagem enviada.

Hash

As funções hash são algoritmos de criptografia onde a mensagem enviada é criptografada e não é mais possível decodificar a mensagem. As hashes são comumente usadas para armazenamento de senhas, pois o servidor não precisa saber a senha do usuário somente se ele a digitou corretamente. 

Por que criptografar seus dados ?

O  principal motivo para usarmos a criptografia é a segurança e privacidade dos dados, pessoas mal intencionadas podem procurar brechas de segurança no seu sistema e conseguir acesso ao banco dados, mas se você utilizar algoritmos modernos de segurança é quase impossível para esse invasor ter acesso a esses dados.

Portanto, sempre esteja atento a segurança dos seus dados!

Equipe SysCoin Commerce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *