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10 ERROS MORTAIS NO E-COMMERCE.

 

Querer estar no mercado virtual hoje é algo comum e quando vemos de fora, imaginamos que isso é um processo bem simples, mas esse tipo de pensamento é bastante equivocado. Talvez apenas colocar sua loja online seja fácil, mas fazer com que ela tenha uma rentabilidade alta é algo completamente trabalhoso, depende de tempo e investimento em conhecimento.

Ter um E-Commerce é em si, um ganho de conhecimento diário, você estará aprendendo cada dia mais, já que uma Loja Virtual nunca está pronta, mas sempre está aberta para novas descobertas ou novas correções de erros. E esse aprendizado é para todos, já que a tecnologia vem nos surpreendendo cada vez mais.

Sabendo que ter um E-Commerce é um desafio diário, nós da SysCoin Commerce resolver contar um pouquinho para você sobre alguns erros que podem ser fatais para o sua Loja Online, e esperamos que isso te ajude a resolver algum possível erro que você possa estar sofrendo ou que futuramente possa ter. Fica ligado ai;

1 – A ESCOLHA DA PLATAFORMA:

Um dos erros mais comuns que podem se tornar uma desilusão para o seu negócio é fazer a escolha errada ou precipitada da plataforma do seu E-Commerce. Como qualquer outra escolha importante na sua vida é necessário que você pense MUITO bem, quando falamos sobre escolhas, não necessário estamos pensando no valor do investimento, e sim, nas qualidades da plataforma, e se ela atende tudo que você necessidade para se ter uma operação tranquila. Citamos aqui a escolha da plataforma como um dos erros fatais de um E-Commerce pois, muitos varejistas não colocam no papel os prós e os contras, e com isso acabam se decepcionando quando o produto é entregue, já que o mesmo terá diversos problemas na operação.

Para que você não saia arrependido após fechar um negócio é sempre bom estar em contato com especialistas no negócio, e nós temos os melhores no mercado. Então, se precisar, liga pra gente!

2 – TENTAR CONSTRUIR A SUA PRÓPRIA PLATAFORMA:

Assim como a escolha da plataforma pode ser um erro mortal, cogitar a construção de uma plataforma própria também pode vir a ser uma grande decepção na sua vida. Esse é um erro que pode atingir em sua maioria as empresas de “médio ou grande” porte, onde as mesmas já possuem investimentos em tecnologia, mas, não deixa de ser algo que possa se tornar um grande erro.

Mesmo que você ainda consiga investir em um desenvolvimento do tipo, será um grande risco, com perda de recursos e de tempo. Você vai perceber que terceirizar este serviço para uma empresa que já atua nesse campo será mais rápido e menos arriscado do que tentar a sorte.

3 – A FORMA NEGATIVA DO VISUAL DO SEU SITE:

Ter um E-Commerce é saber que possui uma luta diária, e que vai depender de você e de diversos outros processos para a construção de um negócio rentável e lucrativo. Então, tome bastante cuidado com a parte visual do seu site, e não falamos apenas sobre o Layout, como também, da descrição dos produtos, das imagens dos produtos e dos banners. O ponto central aqui é que hoje em dia todos nós compramos pelo visual, nós compramos aquilo que agrada nossos olhos, aquilo que é bonito. Então sempre que for cadastrar os seus produtos, pense, se você fosse o seu próprio cliente, você iria gostar de determinado produto somente olhando para imagem dele? Ou lendo a descrição? Fazer essa pergunta a si mesmo é importante, pois você consegue pensar em novas estratégias de como melhorar a qualidade do seu cadastro de produto.

Afinal, uma loja virtual com um aspecto desorganizado, com imagens de baixa qualidade e com descrições ruins está fadada ao fracasso.

4 – REGULAR MUITO AS FORMAS DE PAGAMENTO:

A questão das formas de pagamento também pode se tornar um empecilho para a sua loja virtual e pode ser uma grande pedra no seu caminho. O problema em si, não é a forma de pagamento, mas sim como você administra ela dentro seu negócio, ou seja, a quantidade de métodos de pagamentos e a facilidade/simplicidade que eles podem passar para os seus clientes. Quando você restringe muito as formas de pagamento, isso acaba estagnando o processo das compras, fazendo com que o número de clientes caia cada vez mais e levando o seu negócio no mundo virtual a decadência.

5 – INFORMAÇŌES QUE PODEM CONFUNDIR SEUS CLIENTES:

Esse é um dos erros mais comuns que podemos encontrar em um E-Commerce. Sabemos que errar é humano mas, permanecer no erro é burrice. Antes de qualquer coisa é sempre bom passar pelo processo de “Check” ou seja, rever todo a sua loja virtual desde os aspectos de funcionalidade até os conteúdos (textos e informativos) e principalmente a descriçāo dos seus produtos. Isso pode parecer besteira, mas na prática, informações confusas ou incompletas podem aparentar tanto um descuidado quanto levantar suspeitas sobre o seu negócio. Além disso, você nāo vai querer deixar o seu cliente confuso, né?! Afinal, se o seu cliente ficou confuso com o seu site ou seu produto, ele claramente vai procurar o seu concorrente que o passa mais confiança…

Para poder evitar esse tipo de problema é sempre bom alocar essas informações sempre objetivas e completas, sendo extremamente detalhista. Imponha ao seu cliente que o seu negócio é concreto e que ele pode confiar 100% no seu produto ou serviço. Transmita a ele a credibilidade e com isso fidelize seus clientes e aumente suas chances de conversāo de vendas.

6 – MÁ APRESENTAÇĀO DOS PRODUTOS OU SERVIÇOS:

Como citado no item 5 (acima), a maneira pela qual você transmite as informações na sua loja virtual, vai dizer quanta credibilidade o seu negócio possui. Neste item (6) nāo iremos nos restringir apenas à descriçāo, iremos passar desde a criaçāo das categorias até a qualidade das imagens dos seus produtos. Por que isso? Podemos dizer que a qualidade da criação dos seus produtos é um ponto essencial para manter o seu E-Commerce qualificado.

Para isso, é necessário pensar em todo contexto dos seus produtos, definir em quais categorias cada um vai se encontrar é o pontapé inicial, você vai precisar estruturar onde cada produto se encaixa dentro de uma categoria, afinal, seus clientes tem que encontrar o produto ao qual estāo interessados com maior facilidade, e se as suas categorias estiverem “bagunçadas”, irá confundi-los fazendo você perder as vendas.

Um ponto a qual já falamos neste documento é a respeito da descriçāo dos produtos, e é importante que ressaltemos isso. É na descriçāo dos produtos que seu cliente vai ver todas as especificações do que você vende, e se essas informações estiverem mal feitas, incompletas ou confusas o cliente nāo terá confiança para efetuar a compra. No momento em que você for montar a descriçāo de algum produto, verifique se todas as informações condizem com o seu produto, se nāo há erros na escrita, peça para que alguém de fora leia, assim ela poderá te dar um feedback se ficou bem compreensível ou nāo.

Nāo iremos falar aqui sobre a qualidade das imagens em que você precisa para colocar no seu E-Commerce, isso é pano para outra manga. A questāo das fotos dos seus produtos aqui, é que você tem que adicionar a imagem correta do seu produto, tudo bem que as vezes você consegue encontrar a imagem do seu produto na internet, porém atente-se à isso, colocar a imagem de um produto que nāo seja especificamente o que você está vendendo, pode te causar grandes dores de cabeça.

7 – FALTA DE ATENDIMENTO AO CLIENTE:

Claramente notamos a importância do atendimento ao cliente, principalmente nos dias de hoje. Com o mundo tecnológico evoluindo e com as formas de contato cada vez mais instantâneas, é importante que você possua um canal de atendimento ao cliente que de conta de receber e sanar os problemas. Oferecer um ótimo atendimento ao cliente nāo se torna um diferencial para o seu negócio, esse tipo de serviço é ESSENCIAL para se ter um E-Commerce.

O canal de suporte nāo serve apenas para resolver o pós-venda, serve também para tirar as dúvidas dos clientes sobre determinado produto, indicar produtos que sejam do interesse do cliente e também para demonstrar a cumplicidade com os seus clientes.

Como dito, o canal de atendimento ao cliente é extremamente importante para o seu negócio e se você o deixar de lado, pode ter certeza que isso se tornara um dos grandes erros fatais do seu E-Commerce.

8 – NĀO INVESTIR EM MARKETING:

O Marketing Digital hoje é um dos pilares fundamentais do E-Commerce, afinal, quem nāo é visto, nāo é lembrado. Esse pilar é o grande responsável pelo aumento no número de visitar e possíveis clientes para o seu negócio. Por mais que a sua loja virtual possa ser acessada a qualquer momento, ela nāo vai se divulgar sozinha, ou seja, de nada adianta colocar a sua loja no ar e esperar que receba várias visitas sem pensar em uma estratégia de marketing. Se você é do tipo que nāo se importe em ter uma ou no máximo três vendas por mês, isso pode parecer conversa fiada, mas como eu sei que essa quantidade de vendas nāo te agrada e que você quer aumentar o faturamento cada vez mais, invista em marketing digital, converse com especialistas e veja qual a melhor estratégia para o seu negócio.

9 – NĀO PENSAR BEM NO SEU DOMÍNIO:

Esse item pode nāo aparentar ser tāo importante porém, nāo se engane. O domínio ou o endereço da sua página diz muito a respeito do volume de acessos que possivelmente você terá. O ideal é que você além de usar o nome da sua marca, use também, palavras-chave do mesmo segmento.

No mais, você precisa pensar em um domínio que seja ao mesmo tempo curto e de fácil acesso na hora da escrita. Isso é essência para facilitar o acesso dos usuários à sua loja virtual.

10 – FALTA DE FIDELIZAÇĀO DO CLIENTE:

Bonificar e demonstrar para os seus clientes que você se importa com eles é um dos pontos fundamentais dentro do E-Commerce. Na falta desta fidelizaçāo, você acabara caindo no esquecimento dos seus próprios clientes. Como qualquer loja existente, é necessário que você ofereça benefícios aos seus clientes, assim ele irá se sentir recompensado por ter escolhido você.

Para que isso nāo venha a acontecer, trabalhe com cupons de desconto, com frete grátis ou com diversas promoções afim de fidelizar seus clientes e atrair ainda mais usuários para o seu negócio virtual.

 

Bom, sāo muitos erros que podem levar o seu E-Commerce ao fracasso, mas nós estamos aqui para evitar que isso aconteça. Faça tudo perfeito para que no final nāo seja necessário refazer. Entāo, se liga nos nossos itens e siga nossas dicas, assim você consegue sempre manter com saúde o seu negócio.

Com carinho,

Equipe SysCoin Commerce.

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